Meu Carrinho

Fechar

Como escolher uma adega

Na hora de armazenar e conservar os vinhos, muitas pessoas ficam na dúvida do lugar ideal: em casa ou em adegas climatizadas? Tudo depende do gosto pessoal e do orçamento de cada um. 

Se você decidir armazenar em casa, deve ter atenção às condições para conservar a bebida adequadamente. O lugar deve ser livre de trepidações, protegido da luz e do calor. 

Caso você prefira investir em uma adega climatizada, precisa saber como escolher a que mais se encaixa ao seu perfil de consumo e ao bolso, claro. Afinal, entre os tantos modelos existentes no mercado, o que eu preciso ficar de olho?

É melhor optar por uma adega com sistema tradicional (com compressor) e não com o e-freeze, que dizem não se adaptar bem a climas quentes como no Brasil. É mais confiável optar por marcas conhecidas e conceituadas. 

Escolha uma adega que tenha prateleiras reguláveis para comportar garrafas de diferentes tamanhos. E também que dê para ajustar a temperatura de forma independente. Brancos, rosés e espumantes, por exemplo, requerem temperaturas menores. 

Tome muito cuidado com as fontes de luz e calor, verdadeiros inimigos na conservação dos vinhos. Evite colocar sua adega de frente para janelas ensolaradas, por exemplo, porque ela pode não funcionar do melhor jeito. Outra dica é optar por portas com proteção UV e alarme que apitam quando estiverem abertas.