Meu Carrinho

Fechar

Como guardar vinhos

O vinho é uma bebida viva, que evolui ao longo do tempo, mesmo dentro das garrafas. Claro que isso leva bastante tempo, mas, para conservar o líquido da melhor maneira possível e postergar seu envelhecimento, é preciso tomar alguns cuidados na hora de guardar os vinhos

Quando falamos em armazenar rótulos em casa, logo pensamos nas adegas climatizadas. Elas são realmente muito práticas e funcionais, porém, o investimento pode ser um pouco alto. Se a sua intenção não for guardar os vinhos por muito tempo, de repente, outras maneiras de armazenamento podem ser mais interessantes. 

Caso você opte pelas adegas climatizadas, é legal ler o manual e aprender sobre as temperaturas adequadas de serviço. Cada tipo de vinho pede temperaturas distintas. Há adegas em que você pode escolher uma temperatura para cada seção ou prateleira, mas nem todas são assim. A dica é escolher um modelo que tenha o sistema tradicional com compressor que suporta bem climas mais quentes. 

Se você decidir guardar as garrafas em outro ambiente, escolha um lugar que seja fresco, sem trepidações e sem incidência direta de luz. Porões são ótimas opções. Como é difícil ter porões em casa do Brasil, escolha espaços com umidade balanceada, nem de mais e nem de menos. 

Pouca umidade pode ressecar a rolha e o excesso leva ao surgimento de mofo. Não deixe as garrafas perto de locais que tenham variação grande de temperatura. O ideal é armazená-las a 15°C, que é a média adequada para todos os tipos de vinhos.