Como servir vinhos

Independentemente das regras de etiqueta, é necessário saber como servir o vinho de forma adequada. Parece ser algo muito simples, porém, pode ocorrer inconveniências como escorrer o líquido pelo gargalo ou na própria taça. Além disso, muitas rolhas podem apresentar certa dificuldade para serem tiradas.
É preciso seguir alguns cuidados com as garrafas de vinho para que, na hora do serviço, elas estejam em perfeito estado, facilitando o processo e melhorando a experiência.
O primeiro passo é armazenar o vinho corretamente. Para evitar que a evolução da bebida se dê em menos tempo do que o esperado, é necessário mantê-la longe da luz, com temperatura e umidade controladas. O local de armazenamento também deve ser livre de trepidações.
Se você optar por uma adega climatizada, o ideal é programá-la sempre para 15 °C, a temperatura boa para conservar os vinhos e também servir a maioria dos tintos.
Para os brancos, rosés e espumantes que você deixar junto, que precisam de uma temperatura menor de serviço, é só resfriá-los mais na geladeira ou no freezer antes de servi-los. Para saber a temperatura exata, vale usar um termômetro especializado. Mas, se não tiver, uns 20 minutos no balde com gelo e água, 30 minutos no freezer ou 2 horas de geladeira são suficientes, para os brancos e rosés.
Para os espumantes, 30 minutos no balde com gelo e água, 40 minutos de freezer ou 3 horas de geladeira. Os tintos pedem menos tempo, cerca de 8 minutos no balde, 10 no freezer e 40 minutos de geladeira .
Para abrir os vinhos, escolha um saca-rolhas que abra com facilidade, sem esforço e com segurança. Quanto à cápsula, tem gente que prefere retirá-la por completo e tem quem ache melhor tirar só o espaço necessário para retirar a rolha. O importante é ter atenção para não ficar nenhum resquício do plástico.
Caso a rolha esteja ressecada, você precisa de mais delicadeza na hora de tirá-la. Ela pode se quebrar. Se isso acontecer, tente tirar o pedaço quebrado ou empurre para dentro, se não tiver jeito. Utilize o decanter, se isso acontecer, para separar os fragmentos de rolha.
E a quantidade a ser servida? O indicado é colocar cerca de um terço do volume da taça, para tintos, brancos e rosés. Já para os espumantes, recomenda-se cerca de dois terços do volume.
Mais Posts
-
Principais Uvas Tintas
Conheça as características das uvas tintas mais conhecidas do mundo.
Read More -
5 Vinhos para o Inv...
Nenhuma estação combina mais com vinho do que o inverno. Confira nossas dicas de vinhos para a estação mais aconchegante do ano.
Read More -
Harmonização Queijo...
Quando pensamos em harmonizar algo com vinho, os queijos nos vêm logo à mente. Saiba como combinar essas duas delícias.
Read More