Meu Carrinho

Fechar

Como tirar mancha de vinho

O vinho é uma das bebidas mais incríveis que existem, mas pode haver um inconveniente no consumo dela: as indesejadas manchas de tintos em roupas ou toalhas de mesa.

Ainda bem que existem dicas excelentes para evitar que o vinho marque os tecidos. A principal delas é agir com rapidez para tentar remover a mancha antes da bebida secar, pois assim fica muito mais fácil de eliminá-la.   

Água oxigenada e sabão

Misture partes iguais de sabão neutro e água oxigenada. Coloque sobre a mancha e deixe um minuto. Aí é só enxaguar o local. Se não tiver saído, repita o processo até a mancha desaparecer totalmente. Por fim, lave o tecido com água e sabão.

Leite

Se a mancha for pequenininha, o leite é uma boa escolha para diluí-la. Despeje o leite e vá tirando o excesso aos poucos, sem esfregar, porque isso ajuda o vinho a grudar mais ainda entre as fibras do tecido. Para marcas um pouco maiores, mergulhe o tecido em uma panela com leite e deixe ferver. Aí é só desligar e deixar de molho por mais um tempo. 

Limão e sal

Logo quando o vinho for derramada, acrescente suco de limão e sal na mancha. Espere a mistura agir de 40 minutos a 1 horas, até que a mancha suma completamente. Depois, você vai precisar lavar muito bem o tecido com água e sabão. Se a roupa for branca, deve secar no sol. Se for colorida, na sombra. Só tome cuidado que limão mancha a pele! 

Alvejantes

Se nenhum outro método der certo e o vinho tiver secado, você pode recorrer aos alvejantes. Opte por aqueles que não têm cloro em sua composição e siga à risca as instruções para não acabar manchando mais ou estragando o tecido.