Meu Carrinho

Fechar

Como usar o decanter

O decanter é um acessório muito visto e apreciado no mundo do vinho. Super útil, ele é mais usado para exemplares tintos, mas não necessariamente tem que ser usado em todos os rótulos que você for degustar. 

A função do decanter é decantar a bebida - é claro, separando a borra do líquido. Porém, não é todo vinho que tem sedimentos. Geralmente, apenas os mais amadurecidos, engarrafados há anos, concentram borras. Elas são compostas por bitartarato de potássio e não prejudica em nada a qualidade da bebida, embora sejam incômodas ao paladar. Daí a necessidade de decantá-las. 

Aerar já é algo diferente de decantar. A aeração é feita para expor a bebida, de maneira controlada, ao oxigênio, para que ela libere seus aromas e sabores. Existem acessórios feitos apenas para isso, mas o decanter também pode ser usado na aeração.     

Para usar o decanter, seja para decantar ou simplesmente aerar, derrame o líquido todo dentro do acessório. Aí é preciso deixá-lo repousar por um tempo que, geralmente, é indicado no rótulo do vinho, cerca de 30 minutos. 

Depois, é só servir diretamente do decanter na taça e pronto! Você certamente terá um vinho mais aromático e com sabores mais presentes.