Crus Franceses

Quem é apreciador de vinhos provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar o termo Cru, relacionado aos vinhos franceses, mas você sabe dizer o que significa? Essa palavra se refere a terroirs da França específicos e bem característicos.
Os vinhos com a alcunha de Crus costumam ser de altíssimo nível, cheios de tipicidade. A origem do termo é muito antiga, tendo surgido em 1098, quando a Ordem Cisterciense, de monges, ocupou diversas regiões da França, desde Borgonha, influenciando a produção vitivinícola do país todo.
Os monges elaboravam seus rótulos com muito perfeccionismo e zelo, estudando detalhadamente cada etapa do processo para extrair o máximo das uvas. Assim nasceu o conceito de Cru, que significa crescido em latim.
Ele estava relacionado a uma porção específica do vinhedo que apresenta características constantes com o passar dos anos. Isso era raro e conferia aos vinhos uma qualidade ímpar.
Então, essas porções foram mapeadas e só elas podem ser chamadas de Crus, ainda hoje, trazendo toda a excelência francesa na arte de produzir grandes vinhos ao longo dos séculos.
Mais Posts
-
Principais Uvas Tintas
Conheça as características das uvas tintas mais conhecidas do mundo.
Read More -
5 Vinhos para o Inv...
Nenhuma estação combina mais com vinho do que o inverno. Confira nossas dicas de vinhos para a estação mais aconchegante do ano.
Read More -
Harmonização Queijo...
Quando pensamos em harmonizar algo com vinho, os queijos nos vêm logo à mente. Saiba como combinar essas duas delícias.
Read More