Meu Carrinho

Fechar

Estágio em Barricas de Carvalho

As barricas de carvalho são muito utilizadas na elaboração de vinhos. Elas são responsáveis por conferir aromas e sabores específicos à bebida, como notas de especiarias, baunilha, cravo, pão tostado, defumado, pimenta, chocolate, cacau, tabaco e muitos outros. 

A madeira das barricas permite uma lenta oxigenação no vinho, garantindo uma evolução benéfica em todos os aspectos, visual, olfativa e gustativa, além de maciez aos taninos. Entre as barricas de carvalho existentes no mercado as mais comuns são a de carvalho francês, americano e húngaro.  

A influência que o carvalho vai exercer no vinho depende da escolha do enólogo. Ela pode ser superintensa ou sutil. Barricas novas transmitem mais aromas e taninos aos vinhos, por exemplo. São as chamadas barricas de primeiro uso. 

Com o passar do tempo, o líquido vai ficando preso aos poros da madeira, diminuindo a entrada do oxigênio. Outro fator das barricas que interfere nos vinhos é o nível de tosta. 

A tosta, que pode ser leve, média ou intensa, se forma quando a madeira interna da barrica é exposta ao fogo. Quanto mais potente ela for, mais aromas e sabores vai conferir ao vinho e menos taninos.