Meu Carrinho

Fechar

O que é Frisante?

O frisante é um tipo de vinho que possui gás carbônico, em forma de borbulhas, tecnicamente chamadas de perlage, assim como o espumante, porém, há grandes diferenças entre os dois. 

Assim como os vinhos tranquilos, o frisante passa por apenas uma fermentação. O gás carbônico, cerca da metade do que se encontra nos espumantes, pode ser o produzido naturalmente na fermentação ou introduzido artificialmente. A quantidade de gás carbônico fica entre 1,1 e 2 atmosferas de pressão a 20º C. 

Para ser chamado de frisante, o teor alcoólico também é fator preponderante. A graduação alcoólica deve ser de 7 a 14% em volume. Fáceis de beber e de agradar, os frisantes podem ser elaborados como brancos, tintos e rosés.

Eles são feitos para consumo rápido e combinam muito com dias mais quentes, tendo temperaturas ideais de serviço entre 6°C e 8°C. Os frisantes, que podem ser secos, meio secos e doces, quanto à classificação baseada na concentração de açúcar, vão muito bem com vários tipos de comida e, inclusive, são ótimos para serem bebidos sozinhos também.

Versatilidade é uma palavra que os define bem. Os frisantes mais famosos do mundo são elaborados na Itália, os Lambruscos. Eles são muito consumidos no país de origem, mas conquistaram o paladar de enófilos mundo afora.