Meu Carrinho

Fechar

O que é Prosecco?

Prosecco é um tipo de vinho espumante elaborado especificamente em uma Denominação de Origem Controlada, de mesmo nome, na Itália. Além de ser nomear o espumante e a região, também é o nome de uma uva, que há pouco tempo passou a se chamar Glera.  

A produção de Prosecco é restrita ao nordeste da Itália, em cinco províncias do Vêneto - Treviso, Veneza, Vicenza, Pádua, Belluno – e quatro de Friuli Venezia Giulia – Gorizia, Pordenone, Trieste e Udine.

Em 2009, quando a uva Prosecco passou a se chamar Glera, a legislação para elaboração de Proseccos e a denominação tiveram uma atualização. Nela, muitas regras foram revisadas, inclusive especificações de cultivo, e uma das denominações também conquistou o patamar de DOCG, Denominação de Origem Controlada e Garantida, que é o nível máximo de qualidade do vinho italiano.  

Para ser chamado de Prosecco, além das normas rígidas que o produtor deve seguir, o espumante precisa ter ao menos 85% da uva Glera em sua composição. A porcentagem restante pode ser composta de diversas outras variedades. Todas elas devem ser vinificadas em branco porque a denominação só reconhece espumantes brancos. 

Além disso, o método de elaboração é específico, o Método Charmat, em que a segunda fermentação é feita em tanques de aço inox, onde a bebida fica em contato com as borras, o processo chamado sur lie. Os Proseccos são espumantes bastante elegantes, com perlage - as borbulhas - em abundância e frescor considerável.