Meu Carrinho

Fechar

Por quanto tempo pode guardar o vinho?

Muitos apaixonados por vinhos têm dúvidas sobre o tempo de guarda da bebida. Afinal, quanto mais velho melhor o vinho? Não! O tempo de guarda de cada rótulo depende do seu tipo, estilo e é determinado por diversos fatores. 

O potencial de guarda indica o tempo ideal para se consumir o vinho, até seu máximo potencial. A partir daí, ele começa a declinar e perder suas características. Durante o tempo de guarda, a bebida vai evoluindo seus aromas e sabores, se for bem conservada. 

Aliás, um dos fatores primordiais no ciclo de vida de um vinho é a maneira como ele é guardado. As garrafas precisam ser guardadas em locais frescos, sem exposição à luz, com temperatura e umidade controladas. 

A qualidade da uva também contribui para a longevidade do vinho. Isso depende de como a videira é cultivada, como as uvas amadureceram, qual foi o clima predominante naquele ano. Por exemplo, se foi um ano muito chuvoso, a qualidade da uva pode não ser das melhores porque os compostos químicos dela ficam diluídos. Assim, o líquido terá menos tempo apresentando seu melhor potencial.   

Por fim, a cor do vinho também influencia no seu tempo de guarda. Vinhos com maior concentração de cor, ricos em antioxidantes, duram mais tempo. É por isso que tintos têm maior potencial de guarda que os rosés e os brancos.

Todos os vinhos evoluem ao longo do tempo. Uns mais rapidamente, outros em menor velocidade. Existem alguns exemplares especiais feitos para terem vida longa, podendo atingir seu ápice em até 25 anos.