Meu Carrinho

Fechar

Principais Uvas Brancas

Embora as uvas tintas sejam as preferidas pelos enófilos mundo afora, as uvas brancas também têm seu lugar. Mais frescos e geralmente leves, os vinhos elaborados com as castas brancas também são deliciosos. Confira as principais uvas brancas.

Chardonnay

Conhecida como a rainha das uvas brancas, a Chardonnay é uma variedade de fácil cultivo que ganhou o mundo. Em Borgonha, ela gera vinhos elegantes e de altíssimo nível, mas ela também produz grandes rótulos em diversas outras regiões. Os aromas são de frutas cítricas, maçã e pera, quando não passa por barricas de carvalho. Se passar, aparecem os aromas de maçã assada, manteiga derretida, noz-moscada, caramelo, baunilha e flocos de aveia.

Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma das uvas brancas mais conhecidas e não é para menos, pois ela é a segunda branca mais cultivada do mundo, depois da Chardonnay. Os vinhos elaborados com ela são mais frescos, ideais para serem apreciados de dia. Normalmente, eles não passam por barricas. Por isso, os aromas remetem a frutas tropicais e cítricas, manga, melão e bastante maracujá. No paladar, os exemplares são ácidos e leves.

Moscato

A uva Moscato, que pode ter origem grega ou egípcia, é responsável pela produção de vinhos exóticos, com sabores adocicados. Eles podem ser secos ou doces. Os aromas trazem um toque de flores e são muito sedutores. Eles acompanham muito bem sobremesas e podem ser também refrescantes, se estiverem bem gelados.

Riesling

Considerada uma das melhores uvas brancas produtoras de vinhos do mundo, a Riesling é originária da Alemanha, mas é produzida em diversos lugares do mundo. Os vinhos elaborados com ela são, de forma geral, elegantes e intensos, com acidez pronunciada. São frescos, frutados e trazem os aromas clássicos de flores e ervas. Uma curiosidade dessa uva é que ela exala um aroma petroláceo quando madura, que lembra borracha.

Gewürztraminer

Com esse nome de difícil pronúncia, de origem alemã, essa uva produz vinhos encantadores e muito aromáticos, que podem ser secos ou doces. Essa casta é conhecida pelo forte buquê de flores que apresenta em seus aromas. Em boca, aparecem frutas maduras tropicais, como manga.