Meu Carrinho

Fechar

Vinho congela?

Uma curiosidade que muitos apaixonados por vinho pode ter é se a bebida congela. Será que se colocarmos uma garrafa no freezer ela vai congelar? Afinal, vinho congela?

A resposta é sim. O vinho é composto por água, em maior porcentagem na composição, álcool, minerais e açúcar, entre outros componentes. A temperatura de solidificação da água pura (0°C) é maior do que do álcool puro (-114°C). Tendo os dois elementos, com água em muito mais quantidade, o ponto de congelamento do vinho é próximo de -6°C, variando de acordo com o teor alcoólico. 

O risco aqui é colocar garrafas de vinho no freezer e esquecer. Quando a água congela, ela se expande e pode quebrar o vidro ou até expulsar o vedante. É preciso ter atenção à temperatura do congelador e ao tempo que se deixa a garrafa lá para evitar que isso ocorra. 

Ainda que a garrafa não se quebre ou haja vazamento, pode ser que entre ar. Isso porque a umidade do freezer é menor do que a necessária para conservar adequadamente a rolha de cortiça. Logo, os vinhos que ficaram no freezer podem evoluir mais rapidamente, pelo maior contato com o oxigênio.   

Você pode colocar o vinho para gelar no freezer sem problemas. A questão é deixá-la por pouco tempo e não esquecê-la. Se congelar, tudo bem descongelar em temperatura ambiente, embora você possa notar uma diminuição dos aromas e sabores. Nada que atrapalhe a degustação. Só não arrisque se a garrafa apresentar sinais de quebra ou algum vazamento.