Meu Carrinho

Fechar

Vinhos da Califórnia

A Califórnia é destaque absoluto na produção de vinhos não só nos Estados Unidos, mas no mundo. Uma das regiões do Novo Mundo mais privilegiadas, lá são elaborados rótulos impressionantes e cheios de personalidade.

Esse estado norte-americano é responsável por cerca de 85% dos vinhos do país. Banhado pelo oceano Pacífico, a região possui inúmeras sub-regiões e terroirs variados, o que proporciona exemplares diversos, dos mais leves e descomplicados, que têm tudo a ver com o estilo de vida californiano, aos mais sofisticados e robustos. 

O enoturismo é um ponto alto da Califórnia, sendo destino dos sonhos de muitos enófilos dos quatro cantos do planeta. Entre as áreas produtoras, Napa Valley e Sonoma são as mais procuradas.

Por lá, também existem regras específicas de produção, em alguns locais. O que conhecemos por Denominação de Origem, nos Estados Unidos ganha o nome de American Viticultural Area (A.V.A.), que estabelece normas de elaboração. 

As uvas que mais se destacam por lá são as consideradas rainhas das tintas e das brancas, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, respectivamente.  Porém, a tinta Zinfandel, nativa da região, a Pinot Noir e a Merlot também produzem vinhos excepcionais.