Meu Carrinho

Fechar

Vinhos de Bordeaux

Uma das regiões mais célebres do mundo quando o assunto é vinho, Bordeaux não tem essa fama à toa. Localizada no sudoeste francês, a região é produtora dos rótulos mais famosos do planeta. 

Bordeaux é dividida em três grandes sub-regiões e tem a mais extensa área de Denominação de Origem do mundo. O nome da região significa "à borda d'água", tradução literal da sua localização entre três rios: Dordogne, Garone e Gironde. E é à margem desses rios que nascem vinhos de qualidade ímpar, na Margem Direita, Margem Esquerda e Entre-Deux-Mers.

A origem da produção vitivinícola em Bordeaux remonta a cerca de dois mil anos atrás. A partir daí, as características privilegiadas de solo e clima locais foram fundamentais para o sucesso do cultivo de videiras. 

As inúmeras microrregiões têm terroirs específicos e, para diferenciá-los, foram criadas denominações de origem, as chamadas AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), que certificam áreas produtoras. 

Os vinhos de Bordeaux são geralmente elegantes, longevos, estruturados e marcantes. Os blends são muito mais frequentes do que os varietais. As uvas tintas mais usadas são Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot, formando, inclusive, o clássico corte bordalês. As brancas mais usuais são Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle.