Vinhos espanhóis

Os vinhos da Espanha têm uma longa tradição, inclusive, há registros que comprovam que videiras eram cultivadas no território desde os anos 3000 a.C. Porém, foi só a partir dos anos 90 que os rótulos espanhóis passaram a ter destaque no mercado mundial.
Isso ocorreu após a introdução de técnicas modernas de viticultura e também da regulamentação do setor. O país investiu no vinho e se tornou um dos grandes produtores do Velho Mundo.
Tanto que a Espanha tem a maior área de vinhedos do planeta, com regiões de variados microclimas e solos, o que gera uma gama bastante plural de vinhos de todos os tipos, tintos, brancos, rosés e espumantes.
Rioja
A mais antiga Denominação de Origem da Espanha, Rioja foi oficializada em 1925. Por lá, são produzidos tintos, brancos, rosés e espumantes. Dentre as uvas autorizadas pela DOC, as mais usadas são a Tempranillo, a Garnacha, a Graciano, a Carignan e a Viura.
Ribera del Duero
Embora a Denominação de Origem de Ribera del Duero tenha sido estabelecida relativamente tarde, a história vitivinícola da região tem mais de 2 mil anos. O local já foi berço de um dos vinhos mais caros da Espanha, Vega Sicilia.
Toro
Bem próxima de Ribera del Duero, Toro é uma região que produz potentes e concentrados. Se no passado, os rótulos eram considerados simples, hoje fazem muito sucesso no mundo. A uva mais cultivada na região é a Tinta de Toro, a versão local da Tempranillo, seguida pela Garnacha.
Cataluña
A Cataluña detém a maior quantidade de Denominações de Origem da Espanha. É terra do famoso espumante espanhol Cava. Uma sub-região muito famosa é Penedès, produtora de tintos, brancos e rosés que se destacam no mundo todo.
Mais Posts
-
Principais Uvas Tintas
Conheça as características das uvas tintas mais conhecidas do mundo.
Read More -
5 Vinhos para o Inv...
Nenhuma estação combina mais com vinho do que o inverno. Confira nossas dicas de vinhos para a estação mais aconchegante do ano.
Read More -
Harmonização Queijo...
Quando pensamos em harmonizar algo com vinho, os queijos nos vêm logo à mente. Saiba como combinar essas duas delícias.
Read More