Meu Carrinho

Fechar

Vinhos franceses

Quando pensamos em vinho, a França é um dos primeiros países que vem à mente. Não é para menos! O país europeu está sempre entre os três maiores produtores do mundo - ao lado de Itália, com quem frequentemente disputa o primeiro lugar, e Espanha - e tem as regiões mais famosas e alguns dos mais célebres - e caros - rótulos do mundo. 

A França tem uma relação histórica com o vinho que possivelmente remonta ao ano 600 a.C, com a chegada dos gregos em Marselha. Os primeiros vinhedos do país são atribuídos aos romanos na região de Bordeaux e posteriormente Borgonha, se espalhando depois por todo o território francês. 

Hoje há por lá 15 regiões produtoras de vinho, sendo seis extremamente famosas e conhecidas mundialmente. São elas: Bordeaux, Borgonha, Champagne, Provence, Vale do Rhône e Languedoc-Roussillon. 

A qualidade e a elegância são as marcas registradas dos vinhos franceses. Sem dúvidas, escolhas certeiras de enófilos mundo afora. Mas, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os vinhos caros franceses que são de alto nível. Existem exemplares de excelente qualidade, feitos com primor, e preços acessíveis. 

Saiba mais sobre as principais regiões produtoras da França:

Bordeaux

Se tem uma região cuja fama a precede é Bordeaux. Essa consagrada região francesa é berço dos mais excepcionais vinhos do mundo - elaborados nos grandes châteaux de Médoc - e, até quem não conhece muito de vinho, sabe que o que vem de Bordeaux geralmente é algo muito bom. 

Borgonha

Terra dos sofisticados vinhos elaborados com a Chardonnay e Pinot Noir, Borgonha é uma região francesa também bastante conhecida. Com localização geográfica privilegiada, perfeita para o cultivo de videiras, é um lugar que todo apaixonado por vinhos deveria conhecer.

Champagne

Os únicos espumantes do mundo que podem ser chamados de Champagnes são os elaborados na região francesa de mesmo nome. Eles também precisam seguir regras rígidas de elaboração e também conter uvas específicas. Os mais desejados vinhos borbulhantes vêm de lá, essa região mais fria, ideal para a produção de espumantes. 

Provence

Provence, no sul da França, é terra dos rosés mais maravilhosos do planeta, dos belíssimos campos de lavanda, de enoturismo e gastronomia deliciosa. Embora 90% da produção de vinhos sejam de rosés, a região também produz grandes tintos. 

Vale do Rhône

O Vale do Rhône é uma das regiões mais tradicionais na produção de vinho francês. Foi lá que surgiu o sistema de Denominação de Origem Controlada, appelation d'origine, que passou a ser usada em toda a França em 1936. Os rótulos dessa região são robustos e possuem excelente relação custo e benefício.

Languedoc-Roussillon

Languedoc-Roussillon é responsável por 1/3 da produção vitivinícola da França, sendo a maior região produtora do país. Localizada no sul, vai do Vale do Rhône até a fronteira com a Espanha e está ganhando cada vez mais destaque no mundo do vinho, com exemplares cheios de frutas e sabor, ótimos para serem harmonizados.