Meu Carrinho

Fechar

Vinhos pontuados

Quando um vinho ganha uma pontuação pela crítica especializada, ele ganha maior destaque no cenário mundial. Isso pode influenciar seu preço, embora não seja fator preponderante para concluir se ele é bom ou não. Tudo depende do seu tipo de paladar. O melhor rótulo sempre será aquele que nos agrada mais. 

Contudo, é um fato que vinhos pontuados influenciam a decisão de compra. Afinal, se um especialista deu uma nota alta, possivelmente o exemplar será capaz de agradar a maioria dos consumidores. 

Como existe uma variedade gigantesca de tipos de vinho, escolher os pontuados é uma maneira relativamente segura de não errar. A diversidade de pontuadores e sistemas de pontuação é bem ampla e varia de acordo com vários fatores, como terroir, clima, uvas, amadurecimento e por aí vai. 

Conheça os críticos especializados mais famosos e seus sistemas de pontuação:

Robert Parker

Pioneiro na pontuação de vinhos, o norte-americano Robert Parker tem um site oficial e um guia bimestral impresso, o The Wine Advocate. Ele criou um sistema que é bastante utilizado por outros críticos especializados, o de 100 pontos. Os rótulos começam com nota 50 e vão ganhando pontos à medida em que as características visual, olfativa e gustativa são analisadas, além de potencial de envelhecimento e nível geral de qualidade. 

James Suckling

Considerado pela revista Forbes um dos mais poderosos críticos do mundo, o norte-americano James Suckling tem um site em que avalia os vinhos utilizando o sistema de 100 pontos, com mínimo de 90. 

Jancis Robinson

Super-respeitada no mundo do vinho, a inglesa Jancis Robinson criou um sistema de pontuação de 12 a 20 pontos. Ela escreve diariamente em seu site, trazendo vários assuntos sobre vinho. Cheia de prestígio, ela é conselheira da adega da coroa britânica. 

Decanter World Wine Awards

A revista inglesa Decanter é publicada mensalmente e pontua vinhos do mundo todo, seguindo o método de Robert Parker, de 50 a 100 pontos. Ela também concede medalhas de ouro, prata e bronze ao rótulos. 

Descorchados

O guia mais respeitado da América Latina, o Descorchados pontua exemplares da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, usando pontuação mínima de 80 e máxima de 100. Ele também elege os melhores vinhos de cada país em variadas categorias. 

Wine Spectator

Essa revista norte-americana é similar à inglesa Decanter, pontuando os vinhos de 50 a 100 pontos. Ela traz categorias como rótulos altamente recomendados, preços baixos, seleções para adega e etc.