Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Doces e Vinhos

Doces e sobremesas já são deliciosos por si só, mas sabia que eles podem ficar ainda mais incríveis se harmonizados com vinhos? Sim! Ao escolher os rótulos ideais, a sua experiência fica ainda mais completa. 

Existem várias maneiras de harmonizar comida e bebida. A harmonização por semelhança ou afinidade é uma delas. É só combinar a comida com um vinho que tenha características similares a ela. No caso dos doces, a escolha mais certeira são os vinhos licorosos. 

Chamados popularmente de "vinhos de sobremesa", não à toa, esses exemplares apresentar doçura no paladar, por terem maior concentração de açúcar residual. Existem vários tipos de licorosos, dentre eles os famosos Vinhos do Porto e os Late Harvest, cuja elaboração é feita com uvas colhidas tardiamente, como o nome diz.

Ao combinar a sobremesa com vinho, é preciso seguir algumas dicas. Sirva a bebida sempre bem gelada, para ficar menos enjoativa no paladar. O vinho precisa ter doçura superior ou igual ao doce, porque o açúcar adormece as papilas gustativas e pode fazer com que o líquido pareça sem gosto, caso você escolha uma com pouco dulçor. 

Confira nossas dicas de vinhos licorosos que vão muito bem com sobremesas:

Vinho do Porto Adriano Ramos Pinto Ruby

Vinho Casa Silva Late Harvest Semillon/Gewürztraminer

Vinho Las Perdices Ice Rosado

Vinho Bacalhôa Moscatel de Setúbal

Vinho Lagarde Henry Cosecha Tardia