Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Hambúrguer e Vinho

Popular, versátil e totalmente irresistível, o hambúrguer é um prato que quase todo mundo ama. Difícil conhecer alguém que não fica com a boca cheia de água ao sentir o cheirinho dessa delícia. E, além de ser maravilhoso sozinho, o hambúrguer harmoniza muito bem com vinho

O nome hambúrguer é uma homenagem à cidade de Hamburgo, na Alemanha, onde possivelmente o prato surgiu. Ao longo dos últimos anos, o sanduíche tem ganhado cada vez mais destaque e atenção dos chefs mundo afora, tendo versões de todos os tipos possíveis. 

Na hora de harmonizar um belo hambúrguer com um vinho, é preciso ter atenção aos componentes do prato, para que se tenha a melhor experiência possível. O peso da carne faz toda a diferença. 

Hambúrguer de frango ou hambúrguer de peixe

Esses dois hambúrgueres são mais leves do que os feitos com carne bovina. Para harmonizar, escolha vinhos que também tenham certa leveza ao paladar, como brancos elaborados com a Chardonnay ou a Sauvignon Blanc. Escolha queijos mais intensos como o brie ou o camembert ou, se quiser algo mais suave, muçarela de búfala. 

Hambúrguer de carne bovina ou suína ou de cordeiro

Para os tradicionais hambúrgueres de carne vermelha, seja um tipo só ou blends, aposte em vinhos tintos. A uva vai variar de acordo com a intensidade do prato. Rótulos de Cabernet Sauvignon são mais potentes e pedem carnes mais intensas, como cordeiro ou porco, que podem ser misturadas à carne bovina. Queijos como gouda, gruyère e cheddar, também mais fortes, ficam incríveis. 

Os exemplares feitos com Syrah costumam ter um toque de especiarias e vão muito bem com hambúrgueres feitos com picanha e molho barbecue. Para a Tempranillo, com boa acidez, um hambúrguer mais gorduroso equilibra perfeitamente. Para a combinação carne e vinho ser ainda mais incrível, escolha um queijo mais neutro como muçarela. 

O Malbec é famoso por ser o par ideal de carner e, com hambúrguer, também fica delicioso. A carne de costela oferece uma experiência enogastronômica sensacional, por causa da gordura e dos aromas defumados. Teste essas combinações e se delicie!