Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Massas e Vinhos

Combinar pratos de massas com vinhos é algo clássico, sobretudo na Itália, terra das pastas e também de grandes rótulos. Sem dúvidas, essa é uma das harmonizações mais deliciosas que podemos fazer e, embora o nosso gosto pessoal seja preponderante na hora de harmonizar, existem tipos de vinhos que formam pares perfeitos com macarrão. 

Quem comanda a harmonia do prato com a bebida são os molhos, já que a massa, por si só, é mais neutra. Confira nossas dicas de harmonização e bom apetite!

Massa ao sugo 

O sugo é um molho de tomate amassado, simples mas muito saboroso. Feito com alho, cebola e temperinho verde, ele vai bem com qualquer tipo de massa e combina muito com tintos italianos, com acidez mais evidente, como um Chianti ou um feito com a uva Primitivo, por exemplo. 

Massa ao sugo

Massa à carbonara

Surgido na Itália, o molho carbonara, à base de ovos e creme de leite, é um clássico e vai bem com vinhos brancos com um pouco mais de estrutura, como um Chardonnay que passa por barricas. Caso prefira os tintos, opte por um Cabernet Sauvignon de safra mais recente. 

Massa à carbonara

Massa à bolonhesa

Para o molho à bolonhesa o vinho ideal é um que tenha um pouco mais de peso em boca. Tintos encorpados e marcantes, elaborados com Malbec, Carménère ou Cabernet Sauvignon, ficam incríveis com uma massa com esse molho. 

Massa à bolonhesa

Massa ao pesto 

Se a sua receita for um apetitoso prato ao molho pesto, a boa é escolher vinhos que tenham leveza e frescor, assim como esse molho verde. Brancos que tenham certa acidez são as melhores opções, já que equilibram melhor a gordura advinda do queijo e do azeite da receita. Aposte nos elaborados com Sauvignon Blanc e Torrontés.

Massa ao pesto