Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Peixes e Vinhos

Muito além da carne vermelha: peixes também combinam - e muito! - com vinhos. Os peixes são mais leves e têm tudo a ver com os rótulos que também trazem mais leveza ao paladar. E eles podem ser brancos, rosés, espumantes e até tintos.

Na hora de harmonizar peixes e vinhos, é preciso pensar no tipo de peixe que será utilizado, no preparo da receita e também nos acompanhamentos. Existe uma grande variedade de peixes de água salgada e doce e as possibilidades de harmonização são muitas. 

É verdade que os brancos são os vinhos que mais combinam com os peixes, justamente por terem características similares de suavidade. Porém, os peixes mais gordurosos, como o salmão e o bacalhau vão bem também com tintos mais leves, como um Pinot Noir jovem. 

Caso você opte por atum, um vinho elaborado com a uva Barbera fica sensacional. Já os peixes de carne branca pedem exemplares brancos e espumantes, até um rosé, dependendo da composição do prato. 

Para não errar, siga esta regra que a experiência será ótima: temperos mais potentes pedem vinhos mais encorpados, enquanto os mais suaves pedem exemplares que não tenham muito peso em boca.