Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Pizzas e Vinhos

Se tem uma combinação que é difícil de resistir é pizza com vinho. Essas duas delícias já são incríveis sozinhas, mas quando combinadas ficam ainda mais irresistíveis. Pizza e vinho têm muito em comum: ambos são muito antigos e famosos no mundo todo. 

Existem diversas versões para quem criou de fato a pizza. Muitos dizem que a história começou há mais de 6 mil anos com os egípcios. E a Itália? Bom, foi o povo italiano que incrementou o prato e o tornou um verdadeiro ícone da gastronomia mundial.

Aqui no Brasil somos apaixonados por pizza! Tanto que estamos em segundo lugar, depois dos Estados Unidos, como maiores consumidores dessa gostosura. Conheça os vinhos que mais têm a ver com os sabores mais clássicos de pizza.

Pizza de Calabresa ou Pepperoni

Umas das mais apreciadas, as pizzas com embutidos, como calabresa e pepperoni, pedem vinhos de sabores intensos. Um tinto elaborado com Cabernet Sauvignon, que tenha taninos firmes e bom perfil aromático, vai muito bem com esses sabores. Para a de pepperoni, pela picância, melhor escolher um Cabernet Sauvignon com menor teor alcoólico ou um branco de Riesling, com acidez marcante e um toque adocicado.   

Pizza de Margherita

Uma bela pizza de margherita, composta de queijo muçarela, tomate e manjericão, harmoniza com tintos italianos elaborados com a uva Sangiovese, por seus taninos discretos, acidez presente e frutas evidentes. Outra opção são blends portugueses devido ao toque de especiarias, que combinam com o manjericão.

Pizza de Quatro Queijos

Para harmonizar com uma tradicional pizza de quatro queijos, você pode escolher vinhos elaborados com a rainha das uvas brancas, a Chardonnay. Essa pizza é bastante potente e, por isso, é preciso optar por um rótulo que suavize o paladar. O vinho de Chardonnay tem uma pegada refrescante, além da acidez presente, e cumpre bem esse papel. se você preferir um tinto, escolha um elaborado com a Cabernet Franc, que também apresenta acidez marcante.

Pizza Portuguesa

Com grande quantidade de ingredientes, a pizza portuguesa pode ser um pouco difícil de ser harmonizada. Para neutralizar a complexidade de sabores, um vinho tinto feito com a uva Merlot é uma excelente escolha. Intenso, macio e com bom corpo, ele traz o equilíbrio capaz de sustentar os sabores da pizza sem "brigar" com tanta potência.