Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Queijos e Vinhos

Uma das harmonizações mais clássicas que há, queijos e vinhos são uma combinação deliciosa. Porém, por causa da diversidade dos dois, pode ser que surjam dúvidas na hora de combiná-los. 

Queijo é um dos alimentos mais antigos produzidos pelo homem - com 4 mil anos - e tem a versatilidade como característica principal. Amplamente consumido nos mais diversos países, ele faz parte do nosso cotidiano, participando de praticamente todas as refeições, do café da manhã ao jantar. 

Compondo pratos ou até consumido sozinho, o queijo combina muito bem com vinho, sim. Mas é preciso saber harmonizá-los, já que não é qualquer tipo que harmoniza com qualquer rótulo. Sendo assim, a tábua clássica com um queijo fresco, um mole, um semimole e um azul não fica tão legal com apenas um vinho. O ideal é ter um rótulo para cada. 

É claro que, no final, é você quem decide o que combina ou não, mas existem diretrizes básicas que podem ser seguidas sem erro. 

Quanto mais leve e mole o queijo, mais leve deve ser o vinho. À medida em que a textura vai ficando mais firme, os vinhos vão se tornando mais encorpados. Aqueles queijos mais gordurosos pedem rótulos com maior acidez, para "limpar" o paladar. Os queijos mais maturados ou condimentados combinam muito bem com vinho também potentes em aromas e sabores. 

Queijos frescos

Suaves e com bastante sabor de leite, os queijos frescos, como Ricota, Minas Frescal e Muçarela de Búfala, harmonizam com vinhos frescos, jovens e leves, de preferência brancos. 

Queijos brancos moles

Com cascas macias e interior cremoso, os queijos brancos moles, como o Brie e Camembert, vão muito bem com espumantes que tenham sido elaborados pelo Método Tradicional.  

Queijos duros

Com textura firme e granulosa, os queijos duros, como o Grana Padano e o Pecorino, têm cascas ásperas. Com sabores bem pronunciados, eles combinam com tintos intensos e encorpados. 

Queijos azuis

Com textura úmida, alto teor de sal e a presença de bolor, marcada pelo visual azulado, os queijos azuis, como Gorgonzola e Roquefort, ficam maravilhosos com vinhos suaves (doces), como um late harvest ou vinho do Porto.