Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Risoto e Vinho

De origem italiana, o risoto é um dos pratos que conquistou o paladar do brasileiro e de muitos outros povos pelo mundo. Como não poderia ser diferente, o risoto casa com perfeição com vinho.

Não se sabe exatamente onde surgiu a cultura do arroz, já que ele é amplamente cultivado na Ásia e em vários lugares da Europa. Porém, o autêntico risoto foi criado na Itália, feito com arrozes específicos, como o arbóreo, o carnaroli e o vialone nano.

Deliciosamente versátil, esse prato cheio de sabor pode ser acompanhamento ou prato principal. Ele é fácil de fazer, embora tenha um ar de sofisticação. Contudo, é preciso ter atenção porque ele pode perder o ponto com facilidade. 

A receita básica é feita com cebola refogada na manteiga e azeite e um caldo, que pode ser de legumes, de aves e de carne, para cozinhar. Não pode parar de mexer o risoto e deve-se acrescentar o caldo aos poucos, com uma concha. No fim, acrescenta-se queijo parmesão ralado e mais manteiga para dar brilho e mais cremosidade. 

Quanto à harmonização, o tipo de vinho vai depender do risoto que você for servir. Confira nossas dicas infalíveis. 

Risoto de abóbora (foto acima)

Para um cremoso risoto de abóbora, que traz uma certa doçura ao paladar, escolha um espumante demi-sec ou um branco meio seco que a combinação será certeira. 

Risoto de cogumelos ao pesto

Com sabores únicos, o risoto de cogumelos ao molho pesto traz o frescor do manjericão e o sabor exótico do cogumelo. Um branco com toques herbáceos ou um tinto leve são os pares perfeitos para ele.  

Risoto de cogumelos ao pesto

Risoto de camarão

O risoto de camarão é sucesso garantido! Leve e elegante, ele agrada aos mais diversos paladares e harmoniza muito bem com vinhos aromáticos e com acidez moderada. Brancos jovens, de safras mais recentes, são as escolhas mais adequadas. 

Risoto de camarão

Risoto de bacon

Irresistível, o risoto de bacon tem um pouco mais de gordura e, portanto, vai bem com vinhos tintos mais encorpados ou até mesmo um espumante brut, para equilibrar o paladar. 

Risoto de bacon