Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Salada e Vinho

Ao contrário do que muita gente pensa, a harmonização entre comida e vinhos pode ser muito simples. Uma bela salada, por exemplo, tem tudo a ver com nossa bebida favorita. Versátil que só, a salada pode ser do jeito que você preferir, mais básica ou mais incrementada. Independentemente disso, o vinho precisa estar presente.

Há uma diversidade enorme do que você pode escolher para compor sua salada. E são esses ingredientes que indicarão quais vinhos vão acompanhá-la. De forma geral, espumantes brut, mais frescos e leves, combinam muito bem com salada. 

Caso você opte por molhos mais ácidos, um Sauvignon Blanc será a escolha certa. Se você escolher frutas vermelhas como ingrediente da sua salada, pode optar por tintos leves, bastante frutados, com aromas e sabores também de frutas vermelhas. 

Para legumes grelhados na manteiga, um Merlot fica incrível. Salada com cogumelos ficam excelentes com uma taça de Pinot Noir. Já as que levam castanhas, nozes e frutas secas, como damasco, pedem um Chardonnay.

Vai colocar queijo na sua salada? O tipo que você escolher também vai interferir na escolha do vinho. Para o clássico parmesão, também vá de Chardonnay. Se usar gorgonzola, melhor optar por um Riesling meio seco, levemente adocicado em boca. Se for queijo branco, um Torrontés vai ficar maravilhoso.