Meu Carrinho

Fechar

Harmonização Sushi e Vinho

Harmonizar sushi, sashimi e outros pratos da culinária japonesa com vinho pode ser um desafio. Isso porque os peixes crus e sua delicadeza e os sabores fortes do wasabi, shoyo e missô, por exemplo, podem gerar bastante dúvida na hora de escolher o rótulo ideal.

Para combinar bem e proporcionar uma sensação harmônica em boca, os sabores da comida e do vinho não podem se sobrepor. As características gustativas devem ser complementares. De maneira geral, os brancos, os rosés e os espumantes vão bem com comida japonesa.

Para harmonizar com sushi e sashimi, que são leves, opte por vinhos brancos ou rosés que também apresentem leveza, jovens e sutis. Caso os pratos levem algum condimento mais potente, como gengibre e shoyo, melhor escolher um branco com elevada acidez para suavizar o paladar. 

Se você é fã de wasabi, escolha rótulos brancos com baixo teor alcoólico para harmonizar, já que a picância da raiz forte aumenta a sensação de álcool. 

Para combinar com lámen ou yakisoba, brancos mais encorpados, rosés e até mesmo um tinto leve, feito de Pinot Noir ou Gamay, por exemplo. As frituras, guiozas, hot rolls, tempurás, rolinho primavera, pedem algum vinho que "limpe" a gordura em boca, como brancos refrescantes e ácidos e espumantes brut.

Agora é escolher seus vinhos, pedir uma barca no capricho e aproveitar essa experiência deliciosa!