Meu Carrinho

Fechar

Crus Franceses

Quem é apreciador de vinhos provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar o termo Cru, relacionado aos vinhos franceses, mas você sabe dizer o que significa? Essa palavra se refere a terroirs da França específicos e bem característicos. 

Os vinhos com a alcunha de Crus costumam ser de altíssimo nível, cheios de tipicidade. A origem do termo é muito antiga, tendo surgido em 1098, quando a Ordem Cisterciense, de monges, ocupou diversas regiões da França, desde Borgonha, influenciando a produção vitivinícola do país todo. 

Os monges elaboravam seus rótulos com muito perfeccionismo e zelo, estudando detalhadamente cada etapa do processo para extrair o máximo das uvas. Assim nasceu o conceito de Cru, que significa crescido em latim.

Ele estava relacionado a uma porção específica do vinhedo que apresenta características constantes com o passar dos anos. Isso era raro e conferia aos vinhos uma qualidade ímpar. 

Então, essas porções foram mapeadas e só elas podem ser chamadas de Crus, ainda hoje, trazendo toda a excelência francesa na arte de produzir grandes vinhos ao longo dos séculos. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário