Meu Carrinho

Fechar

Diferença entre enólogo, enófilo e sommelier

O mundo do vinho é muito particular e existem inúmeros termos específicos para nomear tudo o que o permeia. Nesse cenário, existem inúmeras figuras, entre profissionais envolvidos na elaboração até apaixonados por vinho. Confira alguns deles e o que significam!

Enólogo

O enólogo é o profissional que cria o vinho. Ele é responsável por todo o processo de elaboração, do começo ao fim. 

Enófilo

É todo apaixonado por vinho. Enófilo é quem aprecia a bebida e busca informação sobre esse mundo. São aqueles que degustam, estudam sobre países produtores e regiões, fazem cursos, mas não necessariamente atuam profissionalmente. 

Sommelier

O sommelier é o profissional que indica e organiza o serviço do vinho em restaurantes, hotéis, lojas especializadas e por aí vai. Ele gere o abastecimento e o armazenamento dos produtos, serve os clientes e tira as dúvidas.  

Viticultor

O viticultor é responsável pelo cultivo das uvas e cuidado com as videiras. É ele quem cuida dos vinhedos durante todo o ciclo da fruta. Ele entende tudo sobre a terra, as diferenças dos terroirs, todos os aspectos que o envolvem, além das técnicas de irrigação e manejo do solo.

Ampelógrafo

Esse profissional é um botânico que estuda e classifica os tipos de videiras, além de analisar o formato dos galhos, dos cachos, dos frutos e das folhas.

Winehunter

Winehunter é o caçador de vinhos, profissional responsável por selecionar os vinhos que irão compor o portfólio de um estabelecimento. Ele conhece as especificidades dos terroirs, das regiões e entender sobre o mercado. 

Mestre de cave

O mestre de cave atua diretamente com o enólogo na elaboração do vinho. Ele fica responsável por cuidar dos processos na cave, o recebimento das uvas pós-colheita, a prensagem, o engarrafamento, o armazenamento e o transporte. 

Tanoeiro

O tanoeiro é o profissional responsável pela fabricação das barricas de carvalho utilizadas na fermentação e no amadurecimento do vinho. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário