Meu Carrinho

Fechar

O que é Blend?

Um vinho pode ser classificado como varietal ou blend, de acordo com a quantidade de uvas com as quais é elaborado. Blend significa que ele é composto por mais de um tipo de uva. 

Assemblage e corte são sinônimos de blend. De forma geral, não existe uma regra que defina a quantidade máxima de uvas que podem ser usadas na elaboração do rótulo. Porém, em algumas regiões, há regras que dizem que um vinho com duas castas, dependendo da porcentagem, pode ser varietal, desde que a composição seja majoritariamente de uma variedade. 

Existem blends que combinam tanto que alcançam fama mundial, como o corte bordalês. Típico da região francesa de Bordeaux, esse assemblage é composto por Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, podendo ainda ter um pouquinho de Malbec e Petit Verdot. 

Outros blends superfamosos são o Grenache, Syrah e Mourvèdre, o GSM, típico da Denominação de Origem Côtes du Rhône, na França, e o feito de Cabernet Sauvignon e Shiraz, na Austrália.

Mais do que a mistura de uvas na composição de um vinho, blend também dá nome à mescla de parcelas de vinhedos. O enólogo pode fazer um blend de vinhedos de diferentes terroirs. Além disso, é possível misturar barricas, de diferentes origens e estágios de uso e tosta, fazendo um blend.  

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário