Meu Carrinho

Fechar

O que é Champagne?

Champagne é o nome de umas das regiões produtoras de vinho mais nobres da França, além de nomear também o tipo de espumante elaborado por lá. 

Localizada a 150 quilômetros a leste de Paris, Champagne é composto por 320 crus divididos em cinco departamentos com 275.000 parcelas individuais de vinhas. Cada micro-vinhedo apresenta um terroir específico que se reflete na bebida. 

A região é subdividida em quatro regiões menores, Montagne de Reims, Côte des Blancs e Côte de Sézanne, vallée de la Marne e Côte des Bar. 

Só pode ser chamado de Champagne o espumante que for elaborado através do Método Tradicional ou Champenoise, na região de Champagne e predominantemente com as uvas  Chardonnay, Pinot Noir, Pinot Meunier. Algumas outras castas são permitidas, mas em pequena proporção. 

A história do Champagne remonta ao tempo dos mosteiros. Os fazendeiros locais entregavam a produção das uvas para os monges como forma de dízimo. As castas eram misturadas para a elaboração do vinho e os blends tornaram-se uma arte e um hobby para os produtores religiosos.

Dom Pérignon, nome de um dos mais famosos e caros Champagnes do mundo, era um deles, tesoureiro da Abadia de Hautvilliers, nessa região francesa. As casas de Champagne passaram a misturar as uvas assim como os monges faziam, explorando os diferentes terroirs e garantindo espumantes mais harmônicos. 

O prestígio da bebida veio com a adoção dela pela nobreza desde o século V. Tanto que o Champagne é conhecido como "o vinho dos reis e o rei dos vinho". Ele também se tornou um reflexo da cultura francesa e sua reputação ganhou o mundo, principalmente, no século XIX, em que toda comemoração digna tinha que ser regada à Champagne.

Tipos de Champagne

Blanc de blancs

Espumante branco, varietal ou blend, feito apenas com uvas brancas.

Blanc de noirs

Espumante branco, varietal ou blend, feito apenas com uvas tintas.

Não vintage (sem safra)

Normalmente, o Champagne não tem safra, pois mistura uvas cultivadas em anos diferentes ou variados crus. O propósito é manter sempre um estilo consistente, independentemente da variação de safra. 

Vintage (safrado)

Champagne Vintage é raro e só é elaborado em safras que forem realmente extraordinárias. Por isso, existem poucos e os preços são bastante elevados.

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário