Meu Carrinho

Fechar

O que é terroir?

Muito se fala no termo francês terroir, mas pouco se entende. Terroir não tem tradução e significa a reunião de vários fatores que influenciam na elaboração dos vinhos. 

Quem está iniciando no mundo do vinho e até quem já sabe um pouco mais sobre a bebida, deve se sentir um pouco confuso quando lê ou ouve o termo. E isso é supernatural. Porque é algo difícil de explicar e, para complicar ainda mais, não existem palavras para traduzi-lo em português e nenhuma outra língua. Trata-se de uma expressão exclusivamente francesa.

Terroir contempla a união de tudo o que é capaz de interferir na produção dos vinhos. Geologia, pedologia, drenagem, topografia, quando falamos de solo, clima, uvas, cultura, história e, claro, a intervenção humana. 

Não é apenas a soma de solo e clima, como algumas definições simplistas o definem. Esses dois fatores são apenas variáveis que fazem um terroir, sem limitá-lo. Inclusive, o fator homem não pode ser jamais esquecido. É através das mãos humanas que a natureza é capaz de exprimir seu potencial máximo. Um bom vinho não pode existir sem um bom produtor, ainda que muitos fatores do terroir sejam favoráveis. 

Há quem defenda que o terroir é capaz de transferir ao vinho uma identidade única. Outros dizem que é apenas coincidência. De qualquer maneira, sem dúvidas, esse termo está intimamente envolvido ao consumo da nossa bebida favorita. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário