Meu Carrinho

Fechar

O que é Vinho Varietal?

O vinho varietal é aquele cuja composição há apenas uma variedade de uva. Porém, nem todo varietal tem apenas uma casta. Isso varia de acordo com o país produtor e até de região para região. 

De forma geral, vinho varietal contém só um tipo de uva sim. Mas em países como Chile e Estados Unidos, por exemplo, pode ser chamado de varietal o vinho que tenha minimamente 75% de determinada variedade. Na Alemanha, esse mínimo é de 85%. 

Em algumas regiões, o vinho varietal não traz o nome da uva e é preciso ter expertise na área para saber qual é a uva utilizado na elaboração. 

Por exemplo, um tinto da Borgonha com coloração rubi claro certamente será um clássico Pinot Noir. Se for um branco borgonhês, provavelmente é um Chardonnay. Um Barolo é feito exclusivamente com a uva Nebbiolo.

A razão de um vinho ser varietal ou ser um blend (mistura de duas ou mais uvas) é uma decisão do enólogo. Tudo depende do estilo que se quer mostrar no rótulo e isso não tem absolutamente nada a ver com qualidade. Portanto, seja blend ou varietal, o que importa é que vinho tenha a ver com o seu paladar. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário