Meu Carrinho

Fechar

Principais tipos de espumantes

Sinônimo de celebração e elegância, o espumante é um dos tipos de vinhos mais apreciados no mundo. Embora seja muito associada a festas, essa versátil bebida borbulhante é perfeita para todos os momentos. 

O vinho espumante é aquele que possui gás carbônico, que resulta nas famosas borbulhas, chamadas tecnicamente de perlage. Ele é feito por um processo de duas fermentações, sendo a segunda nas próprias garrafas ou em tanques de aço inox.

Alguns espumantes possuem denominações específicas, de acordo com certos critérios. Confira quais são eles:  

Champagne

Só pode ser chamado de Champagne o espumante elaborado na região francesa de mesmo nome. Além disso, apenas três uvas são permitidas na elaboração, Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. O método de elaboração precisa ser o Tradicional ou Champenoise, com a segunda fermentação na garrafa. 

Cava

Os espumantes Cava são elaborados na Espanha e não estão restritos a uma região específica, como o Champagne. Mas as uvas utilizadas devem, necessariamente, vir de vinhedos autorizados, além da obrigatoriedade do método, que deve ser o Tradicional ou Champenoise. 

Prosecco

Os Proseccos são elaborados no nordeste da Itália e devem conter minimamente 85% da uva Glera, antigamente chamada de Prosecco. Além disso, para ser Prosecco, o espumante tem que ser elaborado pelo Método Charmat, em que a segunda fermentação é feita em tanques de aço inox.

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário