Meu Carrinho

Fechar

Tipos de garrafas de vinhos

Você já deve ter notado que existem diferentes modelos de garrafas de vinhos, certo? Mas por que será que elas têm essas diferenças?

Muito países e regiões produtoras europeias têm a tradição de usar formatos específicos, simplesmente para marcar o vinho daquele local, sem nenhuma influência à qualidade da bebida. 

A garrafa de Bordeaux, na França, por exemplo, tem formato cilíndrico e ombros mais largos. Já os rótulos elaborados na também francesa Borgonha vêm em garrafas com bojo largo e ombros estreitos. 

Esses dois são os mais famosos, inclusive sendo utilizados nos outros países produtores. Porém, existem formatos específicos, menos conhecidos, também em outras regiões, como Alsácia, na França e Renana, na Alemanha.   

Sobre as cores, a escolha é do produtor. Também tem relação com a tradição. A maioria que vemos por aí é verde ou âmbar, para proteger o vinho da luz, mas também temos visto bastante as garrafas transparentes que, no caso, são usadas para vinhos de consumo mais rápido, como tintos jovens, brancos e rosés.

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário