Meu Carrinho

Fechar

Tipos de vedantes

A clássica rolha de cortiça todo mundo conhece. Mas você sabia que existem outros vedantes que cumprem perfeitamente o papel de vedar os vinhos? Além da cortiça, existem rolhas sintéticas, rolhas de vidro e screw caps. 

Todos os vedantes dos vinhos funcionam muito bem no sentido de evitar o contato com o oxigênio, preservar a bebida e fechar a garrafa, que é o objetivo principal. A escolha de um ou de outro vai do produtor e varia de acordo com o preço e o estilo de cada exemplar. Os vinhos vedados com rolha de cortiça, por exemplo, costumam encarecer o produto final. 

Logo, o vedante em si não interfere em nada na qualidade do vinho. Porém, há pessoas que preferem as rolhas de cortiça ou sintéticas simplesmente pelo ritual de abrir o vinho com o saca-rolhas. 

Rolha de cortiça

A famosa cortiça é retirada da casca de uma árvore encontrada principalmente em Portugal, a sobreiro. A rolha feita de cortiça é o vedante mais tradicional do vinho. Ela é leve, flexível, impermeável, elástica e reciclável, sendo uma matéria-prima de alto nível. 

A rolha feita de cortiça pode ser de vários tipos, como a cobiçada e mais cara rolha maciça; a rolha colmatada, inteiriça, mas com defeitos preenchidos com pó de cortiça; a rolha de cortiça aglomerada, feita com pequenos pedaços de cortiça moldados e unidos com uma cola especial ou feita com discos de cortiça e a T-cork ou rolha capsulada, bastante comum em Vinhos do Porto, em que um pedaço de cortiça é unido a plástico ou madeira.

Rolha sintética

As rolhas sintéticas, muito mais leves que as de cortiça,são feitas com polímeros específicos. Elas são muito mais baratas, o que acaba refletindo no valor final da bebida, além de não esfarelarem e nem quebrarem facilmente. Geralmente, abrir um vinho com rolha sintética é mais fácil do que um vedado com rolha de cortiça. 

Vinolok (rolha de vidro)

Elegante e cheio de charme, o vinolok, a rolha de vidro, também chamado de vinoseal, é um vedante não muito comum. Ele possui um anel de vedação produzido com material sintético que, acoplado no vidro, veda a garrafa. Esse tipo de vedante não precisa de saca-rolhas, sendo muito prático para abrir e tendo a vantagem de poder fechar a garrafa de novo com facilidade. 

Screw cap

O screw cap, a tampa de rosca, é hoje um dos vedantes mais populares. Ele é composto por uma cápsula metálica feita de alumínio ou estanho ou de PVC, além de um anel de vedação inserido na parte superior da tampa. 

A praticidade e a agilidade na hora de abrir a garrafa, sem dúvidas, são as principais razões do sucesso desse vedante. Muitos países produtores, sobretudo os do Novo Mundo, adotam o screw cap como vedante principal. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário