Meu Carrinho

Fechar

Tudo sobre Lambrusco


Lambruscos são vinhos frisantes, elaborados na Itália, mais especificamente na região de Emilia-Romagna, nas províncias centrais de Modena, Parma, Reggio nell’Emilia e Mantua. 

Além do tipo de vinho, Lambrusco também é o nome da família de uma uva, com diversas variedades, e também das denominações de origem. A maioria das denominações exige um mínimo de 85% da uva Lambrusco em sua composição. 

É verdade que todo Lambrusco é frisante, mas o contrário não é verdade. Os Lambruscos são classificados, em sua origem, quanto ao teor de açúcar da seguinte forma: Secco, Semisecco, Amabile ou Doce. Porém, não necessariamente eles terão um paladar seco, por exemplo, já que a concentração de açúcar varia de acordo com a legislação de cada país.

Eles também podem ser tintos, brancos e rosés, os dois últimos mais para exportação, enquanto os tintos são largamente consumidos na Itália. O teor alcoólico costuma ser baixo, de 7 a 8,5%, e os Lambruscos geralmente agradam com muita facilidade, devido ao paladar leve, descomplicado, festivo e, na maioria das vezes, adocicado. 

O que também garante o sucesso desse tipo de vinho é a facilidade em harmonizá-lo. Vai bem com praticamente o que você quiser, inclusive, sozinho. Os Lambruscos são muito apreciados nos Estados Unidos, que importam milhões deles. No Brasil, eles ficam em terceiro lugar na preferência do consumidor, logo atrás de Argentina e Chile. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário