Meu Carrinho

Fechar

Vinho engorda?

Vinho é uma das bebidas mais deliciosas que existe. Mas será que podemos consumi-lá sem pensar em calorias? Afinal, o vinho engorda? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. 

Embora não seja um nutriente, o álcool fornece calorias para o nosso organismo. Para o vinho, além do álcool, também há carboidratos do açúcar residual da uva como fonte calórica. 

Então, o vinho é calórico sim, mas não em demasia. Quanto mais alcoólico for, mais calorias terá. O mesmo raciocínio vale para o açúcar residual. Quanto mais açúcar, mais calórico o vinho. 

O que é caloria?

As calorias são uma unidade de medida que determina o quanto de energia precisa para aumentar em 1°C a temperatura de 1 mL de água. A caloria não é considerada uma medida padrão, no Sistema Internacional de Unidades, mas sim o Joule. 

A caloria também mede a quantidade de calor que bebidas e comidas fornecem ao nosso corpo, depois de digeridos e metabolizados, em kilocalorias. 

No vinho, surpreendentemente, o álcool é uma fonte calórica maior do que o açúcar. 1 grama de álcool gera 7 calorias, enquanto 1 grama de açúcar gera 4. A revista inglesa Decanter ensina como calcular a quantidade de calorias em uma taça ou garrafa de vinho. 

Você deve multiplicar o volume do vinho pelo teor alcoólico, por 8 e dividir por 1000. Depois, deve multiplicar o valor resultante por 7 para achar a quantidade de calorias. 

Por exemplo, uma garrafa de vinho de 750 mL, com 12% de teor alcoólico, tem 504 calorias. 750 (mL) x 12 (%) x 8/1000 = 72 x 7 = 504. Isso só do álcool. Fora a concentração de açúcar residual. Por isso, não é tão simples definir exatamente a quantidade calórica de um vinho. Sim, essa bebida incrível tem calorias, mas não pode ser considerada isoladamente como algo que engorda. Por isso, não precisar se preocupar e pode usufruir à vontade. Saúde!   

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário