Meu Carrinho

Fechar

Vinhos de Provence

Provence, na França, é conhecida como a terra dos vinhos rosés e dos belíssimos campos de lavanda, que enfeitam a paisagem com sua cor lilás. A região é uma das mais buscadas pelos enófilos para fazer enoturismo. 

A qualidade dos vinhos de Provence é garantida pela AOC (Apelação de Origem Controlada) que especifica normas de elaboração. A maioria dos produtores locais são classificados como Côtes de Provence, o que significa que os rótulos que vêm de lá são realmente de alto nível. Aliás, 90% desses exemplares são rosés. 

Localizada no sudeste da França, Provence vai da margem esquerda do Rhône até a margem direita do Var, que é banhada pelo Mediterrâneo. A região é dividida em sub-regiões com terroirs privilegiados e variados. Sendo assim, podemos encontrar rótulos bastante diferenciados de Provence, uns mais frutados e leves, outros mais estruturados e ricos. 

O estilo dos rosés de Provence é bem característico. Eles são leves, fáceis de beber, delicados, elegantes e cheios de frescor. Eles variam do tom rosa-cereja até o salmão, em uma bonita paleta de cores rosadas. 

As uvas brancas mais utilizadas na elaboração dos vinhos da região são Rolle, Ugni Blanc e Bourboulenc e as tintas Grenache Noir, Syrah, Mourvèdre, Carignan e Cinsault. Mais do que qualquer outra região francesa, em Provence, os vinhos são feitos com mais de uma uvas, os blends. 

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário