Meu Carrinho

Fechar

Vinhos italianos

Um dos maiores e mais tradicionais países produtores de vinho do mundo, a Itália possui uma tradição vitivinícola milenar que remonta ao tempo dos fenícios e gregos. Nossa bebida favorita está intrincada à cultura italiana e faz parte do dia a dia do povo de lá. 

A Itália tem uma grande variedade de terroirs com condições ideais para o cultivo de videiras. O país detém uma grande variedade de tipos de uvas e exemplares para todos os tipos de paladares.

Os vinhos italianos são muito reconhecidos pela capacidade gastronômica. Eles, geralmente, pedem comida por terem uma acidez mais presente. Sendo assim, para ter uma experiência ainda mais marcante, vale muito a pena harmonizar os rótulos italianos.

Conheça as principais regiões produtoras da Itália: 

Piemonte

Terra dos superfamosos vinhos italianos Barolo e Barbaresco, o Piemonte tem uma localização geográfica privilegiada. Rodeada pelos frios alpes do norte, a região tem uma névoa característica que contribui para o amadurecimento da uva Nebbiolo, utilizada nos dois vinhos. A Barbera e a Dolcetto também são outras importantes variedades do Piemonte, responsáveis pela produção de rótulos mais voltados para o cotidiano. 

Toscana

Com suas belas colinas verdes e outros cenários de tirar o fôlego, a Toscana é destino certo para quem planeja uma viagem enoturística para a Itália. É lá que é elaborado um dos vinhos mais populares do país, o Chianti. A Toscana, berço de um dos mais prestigiosos vinhos do mundo, o Brunello di Montalcino, é a região produtora italiana mais antiga e a uva Sangiovese é a predominante na região.  

Vêneto

Conhecida por seu muito produtivo, o Vêneto é terra dos espumantes Proseccos. O clima fresco da região, que está localizada no norte do país, contribui para a elaboração de vinhos brancos, mais refrescantes. Porém, há alguns pontos mais quentes onde nascem tintos incríveis, como o poderoso Amarone.  

Puglia

A Puglia tem se destacado cada vez mais no mundo do vinho. Essa região possui paisagens lindas e dias muito quentes. Por ser um local cercado por água e ter as brisas frescas do Mediterrâneo, as condições tornam-se perfeitas para o cultivo de uvas, gerando vinhos autênticos e cheios de personalidade, como os das castas Negroamaro e Primitivo

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário