Meu Carrinho

Fechar

Vinhos Orgânicos

É cada vez mais frequente ouvirmos o termo orgânico hoje, inclusive, quando o assunto é vinho. É classificado como orgânico aquele produzido a partir de uvas que não têm acréscimo de agrotóxicos durante o ciclo da videira.

As práticas orgânicas respeitam a diversidade biológica das videiras, pensando no cultivo sustentável e na utilização consciente dos recursos naturais, como a água. Nenhum composto químico é utilizado na produção. Tudo pensando em como preservar o meio ambiente. 

No mundo do vinho, a produção de orgânicos ainda é pequena, mas alguns países produtores têm se destacado na elaboração, como os Estados Unidos. Aliás, a Califórnia foi a região pioneira na produção de vinhos orgânicos. 

Além de evitar o uso de químicos, há diversas outras práticas sustentáveis que corroboram para a produção orgânica, como rotação de lavouras, que favorece o solo, uso de outras plantas para aumentar os nutrientes e também adubos verdes ou naturais, 

E quanto às características de um rótulos orgânico? Será que dá para sentir diferença no paladar? Para quem conhece vinhos, provavelmente vai conseguir notar. Os exemplares costumam ser autênticos, mais densos e com coloração mais escura, devido ao fato dos atributos das uvas serem preservados.

Vale a pena ficar de olho nos rótulos dos vinhos que trazem, geralmente, se eles são elaborados de forma orgânica. Se você ainda não teve a oportunidade de provar um exemplar orgânico, experimente e veja se você consegue identificar as diferenças. Sem dúvida, é uma vertente que tem ganhado cada vez mais espaço.  

Comentários

0 Comentários

Deixe seu Comentário